GRUPO A


CLASSIFICADOS: URUGUAI (1º) e MÉXICO (2º)

1ª rodada:
11/06 | 11h | ÁFRICA DO SUL 1x1 MÉXICO
11/06 | 15h30 | URUGUAI 0x0 FRANÇA
2ª rodada:
16/06 | 15h30 | ÁFRICA DO SUL 0x3 URUGUAI
17/06 | 15h30 | FRANÇA 0x2 MÉXICO
3ª rodada:
22/06 | 11h | MÉXICO 0x1 URUGUAI
22/06 | 11h | FRANÇA 1x2 ÁFRICA DO SUL 

TERCEIRA RODADA:
MEX 0X1 URU
Por Gabriel Nascimento

Perez (sem camisa) comemora com o time a classificação uruguaia em 1º lugar. Foto: Getty Images (via Fifa.com)


Dois grandes jogos para fechar a primeira fase do grupo A. Em campo Uruguai e México, que precisavam de um empate para classificar os dois, e França e África do Sul, sendo que, quem vencesse essa partida torceria por uma vitória uruguaia ou mexicana por certo saldo de gols. Os confrontos foram no mesmo horário e rendeu grandes emoções. A expectativa inicial era de um duelo de compadres entre México e Uruguai, mas definitivamente, isso não aconteceu. O empate ou a vitória uruguaia levava os fãs de taco para enfrentarem a tão temida Argentina. Portanto, jogo franco e aberto. Aos 22, o mexicano Guardado acertou um chutaço no travessão, mas o Uruguai, criando as melhores chances, conseguiu abrir o placar no finzinho do primeiro tempo com Suarez – não esqueçam esse nome, promete dar trabalho. Depois da bola cruzada para a área, o atacante mandou nas redes mexicanas. O segundo tempo foi bem mais México no ataque. Até porque precisava vencer para evitar o confronto com os argentinos e também porque, no outro jogo, entre africanos e franceses, os 2 a 0 para os Bafana Bafana, era perigoso. Mas não aconteceu mais nada, a não ser alguns lances de muito perigo que não resultou em gol. No fim, os uruguaios terminaram a primeira fase em primeiro lugar e agora enfrentarão o segundo melhor do grupo B.

FRA 1X2 AFS
Por Gabriel Nascimento 

Mesmo com a vitória, Bafana Bafana estão eliminados do Mundial. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)
O segundo colocado do grupo foi o México, com 4 pontos, mesma pontuação da África do Sul, mas com um saldo melhor (1 contra -2). Os Bafana Bafana precisavam, como já disse, vencer por uma margem de gols e torcer para haver um vencedor no outro jogo. E tudo estava encaminhando para isso. O time de Parreira desse jogo foi bem, mas bem diferente daquele que perdeu para o Uruguai. Ainda acredito que aquela partida tenha sido a derradeira para os sul-africanos, que não renderam nem metade do que se esperava. Resultado: pressão para o jogo contra a França, que também, sinceramente, foi merecedora de voltar para casa na primeira fase e corre o risco de ser uma das piores desse Mundial (por conta da campanha: três jogos, um empate e duas derrotas e um gol feito). Só não deve ser pior que a Coreia do Norte! Mas enfim, o jogo foi interessante, com o time de Parreira indo para cima. Não demorou muito para abrir o placar com Khumalo, depois da falha do goleiro Lloris. E o placar podia ter aumentado para os africanos, quando Mphela perdeu uma chance incrível. Mas foi dele que veio o segundo gol, depois de uma bola na pequena área, o “cara do gol” fez 2 a 0. O  placar ainda não dava a classificação. O time precisava de mais dois gols. E chances vieram, mas sem sucesso. Em mais uma delas, Mphela mandou no travessão, logo aos seis do segundo tempo. E como já disse por aqui (e todo mundo já ouviu), quem não faz, leva. E numa falha da defesa africana, Ribery (que só arrumou esse lance mesmo na Copa) deu um belo passe para Malouda descontar. E ficou nisso. Os Bafana bafana foram em busca de mais gols, mas a falta de técnica e experiência não deixou que aumentassem o placar, concretizando a primeira vez na história que os anfitriões de uma Copa do Mundo são eliminados na primeira fase.

Mas ainda assim, a torcida, em Bloemfontein, fez festa e, pelo visto, as vuvuzelas continuarão presentes na Copa do Mundo mesmo com a eliminação dos donos da casa. Quem sabe na Copa de 2014, no Brasil, os sul-africanos não saiam melhor!?!?



SEGUNDA RODADA:
FRA 0X2 MEX 
 Por Gabriel Nascimento
 
 Blanco comemora o segundo gol do jogo, de pênalti. Foto: Getty Images (via Fifa.com)



A França entrou em campo pressionada por conseguir com bom resultado e mostrar que, realmente, é a favorita do grupo A. Mas não o fez. Foi dominada pelo time mexicano durante todo o jogo e foi “premiada” com uma derrota por 2 a 0. Os gols do México foram marcados por Hernandez e pelo veterano Blanco, de pênalti. Eu tinha dito aqui na 1ª rodada que o Henry deveria ter vergonha de entrar em campo pela França pelo fato de ter sido dele o gol que classificou os franceses para a Copa – legal, se não tivesse sido descaradamente depois de dominar a bola com a mão. Nessa rodada foi interessante o placar porque vinga Irlandeses (eles foram a vítima lá contra a França e a dominada de mão) e brasileiros (lembremos de 86, 98 e 2006), além de dar uma alegria sem noção para os mexicanos, que nunca tinham vencido os franceses em Mundiais. E, assim como foi em 2002, a França ainda não fez gol e corre o sério risco de rodar na 1ª fase. Na última rodada, os franceses pegam os bafana bafana. Quem vencer aí se classifica desde que o México perca para o Uruguai. O time mexicano precisa de um empate (assim como o uruguaio) para garantir a vaga. Será que teremos jogo de compadres?
 
AFS 0X3 URU
Por Gabriel Nascimento


Vuvuzelas e muita festa no 16 de junho no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Mas isso só antes do jogo entre África do Sul e Uruguai, que abriram a segunda rodada da Copa do Mundo. Um grande destaque, além da festa da torcida, era a animação dos jogadores do time sul-africano no túnel que dá acesso ao campo. Uma pena que a animação durou pouco tempo. 

Quando a bola rolou, o que se viu foi o Uruguai partir pra cima e deixar os bafana bafana sem força nenhuma de ataque. O resultado foi um jogo sem muita criatividade até os 24 minutos do primeiro tempo. Foi aí que o tal do Diego Forlán resolveu arriscar um chute de fora da área, que desviou em Mokoena e foi parar no fundo do gol. Golaço. Foi um banho de água fria na torcida. E assim o jogo foi até o intervalo. A segunda etapa começou como terminou a primeira: jogo morno, com o Uruguai tomando mais atitude. O time do técnico Parreira só foi tomar postura aos 21 minutos. Mas se esperávamos um time ofensivo, ou pelo menos, determinado, como foi no jogo contra o México, fomos frustrados. Não vimos os mesmos bafana bafana da primeira rodada. Tudo bem que o adversário de hoje foi melhor, mas pelo menos determinação teria que haver, e não houve tanta como era o esperado. A torcida até que ensaiou um grito de incentivo, mas aos 35, o goleiro Khune fez pênalti em Luiz Soarez – outro tal, que fez a festa em campo. O goleiro foi expulso e Josephs entrou no lugar do meio campista Pienaar (que, suspenso com dois cartões amarelos, não joga contra a França).  O rosto de Khune (foto) e de um dos defensores sul-africanos demonstrou o que todo  um país deve ter sentido: desespero e decepção. 

Forlán cobrou e, praticamente, definiu o placar. Foi outro balde de água fria (para deixar o Loftus Versfeld gelado) na torcica, o que fez muitos irem embora faltando ainda 10 minutos para acabar o jogo. Esses não viram o terceiro do Uruguai, de Pereira, aos 49. Resultado: 3 a 0 para o Uruguai, frustração no estádio, nem tantas vuvuzelas em ação, um time sem poder de criatividade e a possibilidade de, pela primeira vez na história, o time anfitrião de uma Copa do Mundo, ser eliminado na 1ª fase.




PRIMEIRA RODADA:

por Gabriel Nascimento
Jogos interessantes na primeira rodada da Copa do Mundo da África. Confesso que fiquei um pouco frustrado, esperava mais dos jogos, mas, enfim, é Copa e, Copa do Mundo é Copa do Mundo.
O grupo A ficou conhecido como o “grupo da morte” desse mundial por terem dois campeões mundiais (França e Uruguai), uma seleção incógnita (México) e os donos da casa, os Bafana Bafana (África do Sul). 

Tshabalala (nº 8) dança e comemora o primeiro gol da seleção com os companheiros. Foto: Getty Images (Via Fifa.com

O primeiro duelo do dia foi entre os sul-africanos e mexicanos. O jogo foi histórico principalmente por ter sido a primeira partida do primeiro mundial na África. E lá fomos nós. Guiados pelas mais de 50 mil vuvuzelas, a seleção da casa não empolgou como se esperava e foi pressionada, boa parte do primeiro tempo, pelos mexicanos. Entretanto o jogo foi se nivelando até que as duas equipes estavam iguais, porém sem eficácia nas (poucas) finalizações. Segundo tempo em jogo e os bafana bafana foram para cima do México e acabaram conseguindo um gol num contra-ataque fantástico. A bola chegou perfeita nos pés de Tshabalala, que entrou na área e chutou cruzado, indefensável! Foi o que o estádio Soccer City precisava para aumentar o som das vuvuzelas. Mas o time do Carlos Alberto Parreira não soube aproveitar as chances que acabou criando depois do gol. Resultado: o México conseguiu o empate. Depois de um cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Rafael Marquez, que empatou o jogo. O que a partida teve de bom mesmo foi isso. No final a África do Sul podia ter saído com uma vitória, mas a bola de Mphela tocou no pé da trave. Uma pena! A dúvida se o time de Parreira vai chegar às oitavas de final continua, mas acredito que pode enrolar o grupo. 

Diego Forlan tenta completar para o gol diante da marcação de Abidal (3) e Gallas (5). Foto: EFE (via globoesporte.com)
Isso mais pelo resultado do segundo jogo do que pela partida contra o México. França e Uruguai. Jogão. Expectativa mil. Mas quando a bola rolou... Não empolgou muito. Nem tenho o que falar, até porque, revezei minha atenção com outros afazeres. Gostei de ver o Loco Abreu em campo, mas poderia ter começado como titular já que o Uruguai jogava muita bola na área, e para quem conhece o Loco... sabe que o negócio dele é cabeça na bola! Outro destaque foi a entrada do Henry. Particularmente, acho que ele deveria ter vergonha de entrar em campo depois do que fez contra a Irlanda, nas eliminatórias, mas o marcante foi a frieza dele e do técnico Raymond Domenech. Não se falam direito! Resultado: um 0 a 0 que decepcionou em partes, mas que deixa claro que o grupo não tem favoritos claros. O que é preciso para a segunda rodada é simples: melhorar a pontaria! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário