GRUPO G

CLASSIFICADOS:
1º BRASIL (7 pts), 2º PORTUGAL (5 pts)

1ª rodada:
15/06 | 11h | COSTA DO MARFIM 0x0 PORTUGAL
15/06 | 15h30 | BRASIL 2x1 CORÉIA DO NORTE
2ª rodada:
20/06 | 15h30 | BRASIL 3x1 COSTA DO MARFIM
21/06 | 8h30 | PORTUGAL 7x0 CORÉIA DO NORTE
3ª rodada:
25/06 | 11h | PORTUGAL 0x0 BRASIL
25/06 | 11h | CORÉIA DO NORTE 0x3 COSTA DO MARFIM

TERCEIRA RODADA
POR 0X0 BRA
Por Fernando Kelbert

Lúcio conseguiu parar Ronaldo. Foto: Reuters

O jogo foi a grande surpresa da manhã. O Brasil não marcou nada e Portugal também não, mas não foi preciso balançar as redes para fazer as emoções dos brasileiros chegarem ao seu extremo.
Portugal não atacava muito, mas estudava muito o Brasil, e esse o que fazia? Só pensava em marcar um gol, e não “se preparar” para o que podia vir.
Um exemplo do estudo de Portugal foi que no segundo tempo foi mostrada uma rápida “fechada” da defesa em um contra ataque do Brasil, que demorava muito para chegar ao goleiro.

Mas o time lusitano não estava forte o bastante para atacar também. Um lance de perigo mesmo foi em uma investida de Cristiano Ronaldo, que ganhou de Lúcio, cruzou na área e Raul Meireles quase mandou para a rede de Júlio César, que fez uma grande defesa. Aos 46 da etapa final um chute de Ramires fez com que o goleiro Eduardo fizesse uma bela defesa. O Brasil estava fraco (como em todos os jogos que vi) para o ataque. Portugal foi bem melhor e poderia ter aproveitado.

CNO 0X3 CDM
Por Fernando Kelbert

O "Rooney asiático", J. Tae Se, (CNO, 9) não conseguiu marcar e os coreanos voltam para casa com três derrotas. Foto: Getty Images

Um jogo que só dependia do resultado de Brasil versus Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte, dois times vencidos pelo Brasil, se enfrentaram. Foram três gol dos marfinenses. Aos 14 do primeiro tempo Yaya Toure inaugurou o placar. Depois aos 20’, Romaric faz o segundo, depois de grande jogada de Drogba, que chutou no travessão. No segundo tempo (nesse intervalo de tempo entre o segundo e o terceiro gol aconteceram muitas coisas), aos 32’, Kalou fez o terceiro da Costa do Marfim.
Pelas estatísticas, os africanos estavam mal no ataque, e durante a partida, a Coréia não teve nenhum escanteio. Em termos de finalizações, os marfinenses tiveram 28, contra SOMENTE oito dos asiáticos.
Uma boa pergunta é porque o Brasil foi o único a ter tomado gol da Coréia do Norte. Aliás, o que eles estão fazendo nessa copa???
SEGUNDA RODADA
POR 7X0 CNO
Por Gabriel Nascimento

Muita festa dos portugueses, que aplicaram a maior goleada do país na história das Copas. Foto: Getty Images (via Fifa.com)



Ninguém esperava ver o chocolate de Portugal diante da Coréia do Norte. 7 a 0, sendo seis só no segundo tempo. Os coreanos não foram, nem de longe, os mesmos que o Brasil enfrentou na primeira rodada. Aquele time fechado da estreia estava “abertão”, principalmente no segundo tempo, pedindo para levar gol. Aquela ousadia do primeiro jogo deu espaço para uma inocência tamanha, que pelo menos três gols nasceram de jogadas da esquerda e bolas lançadas na área, para quem chegasse de trás finalizar. Não podemos, de forma alguma, taxar o Brasil de incompetente, e nem Portugal de máquina de fazer gol porque não é bem assim. A Coréia até que tentou, mas não deu certo. Os dois gols de Tiago, e os de Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Liédson e do Cristiano Ronaldo fizeram a festa na Cidade do Cabo e deixaram Portugal a um empate com o Brasil da classificação. Mas lembremos que o jogo não serve para parâmetro do que a seleção brasileira terá pela frente na sexta. 


 BRA 3X1 CDM
Por Fernando Kelbert

Jogo do  Brasil você sabe como é né? Pessoas se confraternizando em casas, esquecendo as diferenças de times, etc. E  hoje foi a vez do Brasil enfrentar a Costa do Marfim, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

Foi aquela animação danada nas ruas, vuvuzelas pra lá e pra cá. E o jogo começa. Aos 25 do primeiro, o Brasil parte para cima com velocidade, Kaká deu o passe para Luís Fabiano na cara do gol, e ele não perdeu a chance, chutou forte o bastante para balançar as redes. Barry nao tinha nehuma chance de pegar aquele chuTÃO.

Depois da Costa do Marfim levar o seu primero gol no jogo, o time tentou ir com mais precisão a caminho do empate.

E aos cinco do segundo tempo, Luís Fabiano (de novo ele) recebeu a bola dividida pelo canto esquerdo, tira Didier Zokora (com os telespectadores gritando “olé”) , depois deu um chapéu em Siakara, bateu com a parte do braço na bola (sem falta porque foi “involuntariamente”, segundo ele (!!!)) e chutou para o canto esquerdo de Barry, e lá se foi outra mudança de placar em vantagem do Brasil. 
 Luis Fabiano desencantou e marcou dois gols. Ele não marcava na seleção desde setembro do ano passado. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)
E o Brasil aumentou aos 17. Kaká partiu pra cima pela esquerda e cruzou para Elano, que fez o seu segundo gol na copa.

Mas por aí a Costa do Marfim achaou um jeito de, pelo menos, marcar um. Aos 34 do segundo tempo, Drogba recebe um cruzamento de Yaya e marca de cabeça o gol dos africanos, momento em que o Brasil estava péssimo na defensiva.

O jogo terminou 3x1 para o Brasil, mas nem tudo foi alegria para o jogo. Os marfinenses aproveitaram sua vantagem “corporal” para cair em cima do Brasil, que só tem jogador de “tanquinho”. E depois do Brasil marcar seu treceiro gol, Tioté entrou em dividida com Elano, que saiu de campo “enmacado”, sendo substituído por Daniel alves. E nos últimos minutos de jogo, Kaká ainda levou um cartão vermelho, depois do segundo amarelo. Lembrando que o juiz acabou indo na onda dos africanos, já que o brasileiro nada fez que merecesse a expulsão.

 Jogadores comemoram a vitória de 3 a 1 do Brasil. Foto: Getty Images (Via Fifa.com)

Vamos concluir tudo o que eu disse: o Brasil não se preparou para fazer um jogo “duro” com a Costa do Marfim. E no que isso dá? MACA. Mas os marfinenses também não são vítimas não! Se ela não sabe cair na boca (discutir), cai pra mão (que nisso eles são bons MESMO).
O jogo ficou parecendo uma briga de rato (Brasil) e gato (quem?), ou seja: o BRASIL soube ser mais esperto e fazer mais gols, e a Costa do Marfim estava forte e era menos ágil ao ataque e na defensiva também.

Mesmo com o Brasil já classificado para as oitavas, será que ele vai adiante jogando assim?

PRIMEIRA RODADA
CDM 0X0 POR
Por Fernando Kelbert (com informações do Fifa.com)

Portugal e Costa do Marfim empataram a zero no jogo de abertura do Grupo G, marcado por um enorme equilíbrio e poucas oportunidades de gol. Mas emoção foi algo que não faltou em Port Elizabeth (não posso falar muito em emoção porque peguei só  o segundo tempo).

As jogadas pareciam funcionar para cada equipe, mas o melhor em campo foi Cristiano Ronaldo, que pelo menos, estava melhor do que Drogba, e eu esperava ao contrário... 

Drogba (esq) e Ronaldo em um momento amigável. Foto: Fifa.com
 
O jogo ganhava mais velocidade por esta altura, mais emoção, e, aos 21 do segundo tempo, o Estádio Nelson Mandela Bay fez uma enorme festa. Não que alguma das seleções tenha marcado um gol, mas porque a grande estrela marfinense, Didier Drogba, foi lançado em campo por Sven-Goran Eriksson.
Mas a melhor oportunidade e o momento mais brilhante de todos os 90 minutos pertenceu a Portugal e, concretamente, a Cristiano Ronaldo, que acertou no poste da baliza africana. Que peeena....
Ainda assim, Portugal procurou jogar sempre mais no meio-campo adversário, mas, já nos trocos, foi Didier Drogba que esteve a centímetros de desempatar o jogo, em um  lance que levou o estádio a loucura . Afinal, o empate não trouxe tristeza a ninguém...

A ESTREIA DO BRASIL 
BRA 2X1 CNO 
Por Fernando Kelbert (com informações do Fifa.com)

Diante de um adversário muito aplicado taticamente e jogando também contra uma baixíssima temperatura no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, a Seleção Brasileira encontrou uma saída pela direita e venceu a Coreia do Norte por 2 a 1 para somar seus primeiros três pontos pelo Grupo G da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, nesta terça-feira.
O Brasil começou o jogo tentando imprimir um forte ritmo. Nos primeiros dez minutos, Elano e Robinho tentaram finalizações de fora da área, para testar a retaguarda norte-coreana, que, por vezes, se postava com ao menos oito jogadores de linha da intermediária para trás, e apenas o capitão Hong Yong Jo e o promissor Jong Tae.Diante de uma defesa tão forte como a montada por Dunga, era pouco para se criar uma ameaça. Outro lance individual de Robinho gerou uma chance de gol aos 34 minutos, quando o atacante do Santos exibiu seu controle de bola na área, trabalhou como pivô e passou para Michel Bastos na esquerda. O lateral chutou forte e a bola passou próxima ao ângulo esquerdo , que poderia ocasionar um gol.

Robinho (11) comemora com Maicon o primeiro gol da seleção. (Foto: Fifa.com)
 
O primeiro gol saiu depois que Elano recebeu na meia direita e deu um passe na  medida para Maicon, que se projetava de modo fulminante por trás. O lateral, quase sem ângulo, chutou forte, com estilo. A bola passou entre o goleiro e a trave e estufou a rede em sua parte lateral.
O segundo gol  saiu pela direita. Robinho cortou em diagonal com a bola pela esquerda e fez uma precisa assistência para Elano, que entrou na área e chutou cruzado, aos 27 minutos. O Brasil dominou, criou mais chances e, quando tudo parecida decidido, ainda veio a Coreia do Norte diminuir a vantagem com Ji Yun Nam - o que, para os asiáticos, soou quase como uma vitória, como diz o ditado popular: quem não tem cão, caça com gato , traduzindo: se não há vitória, torça pelo desempenho.
E uma surpresa para os torcedores do Brasil na copa: ATÉ QUE O DUNGA ESCALOU ALGUNS JOGADORES "BÃOS NEH"?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário